Desculpa, eu não sou fofinha

No começo desse ano, eu fui para um sítio com amigas, novas amigas que eu conhecia há um mês mais ou menos. O grupo delas tem uma espécie de premiação pra fazer uma brinks. Tem vários prêmios absolutamente sensacionais: biscate do ano, ryca do ano, queima largada do ano. Como eu tinha acabado de conhecer a galere, claro que eu não ia ganhar nenhum desses. Mas nesse dia acabei ganhando o prêmio de fofinha do ano (tô apenas horrível nessa foto, juro que normalmente eu sou menos pior). Porque no começo da amizade eu sou mais quietinha, e ao longo da amizade eu continuo sendo uma boa pessoa: não falo (muito) mal das pessoas, não despiroco nas festas, sou responsável e meio certinha, enfim. Daí quando eu fui contar isso pros meus amigos mais antigos, o comentário padrão foi: “haha, não te conhecem mesmo”. Porque a verdade é que eu não sou nada fofinha.

Não sei se eu estou me fazendo entender muito bem, então vamos lá definir mais ou menos quem é a fofinha. A fofinha não precisa ser necessariamente a patricinha da galera (mas também não é a piriguete nem a roqueira nem nada que saia muito do aceitável pela sociedade). Ser fofinha na verdade nem tem tanto a ver com aparência. Tem a ver com sentimentos e jeito de lidar com eles. A fofinha, por exemplo, procura sempre ser muito simpática, muito solícita, causar uma boa impressão. Ela não vai fazer isso procurando divertir a outra pessoa ou passando conhecimento para ela. A fofinha faz isso sempre mostrando que é amorosa, que é preocupada, que sabe elogiar, que ama muito mesmo. A fofinha é a evolução da emuxa (sabe, da época do boom dos emos, quando era legal excrever axiim e demonstrar todo seu afeto? então). A fofinha dificilmente faz um comentário que não seja fofo (para ela, a zuera tem limites e eles são bem limitados mesmo). A fofinha é uma romântica e acha que entende música de fossa, mas na verdade ela não entende muito, não, porque ela é fofinha, e as pessoas protegem as fofinhas. Cê acha, por exemplo, que a Taylor Swift teria se ferrado tanto e escrito tantas músicas de vida amorosa lixo se ela fosse uma fofinha? Taylor Swift não é uma fofinha. Taylor Swift é uma fodida. (Eu sei que eu falo constantemente dela nos posts, mas é porque eu sou fã mesmo e acho que ela é um case super legal. Mas vou tentar me controlar mais).

É daí que eu quero tirar o fato de que eu não sou e nem sei ser uma fofinha. Assim, eu até sei ser amorosa. Eu mando mensagens de aniversário sensacionais quando eu quero, por exemplo. Também tento ser simpática e passar uma boa impressão para as pessoas. Mas nunca rola do jeito que eu imaginei. Primeiro que a minha cara não colabora. Tem gente que olha pra mim e pergunta por que eu tô brava, sendo que eu nem tô. Gente que me olha na balada e pergunta por que eu tô triste, sendo que eu nem tô! Eu prefiro acreditar que tenho o mesmo problema do Joey de Friends: olhos que passam muita sabedoria. Risos.

Segundo que, mesmo quando eu penso que tenho que ser legal e uma versão premium de mim mesma, eu nunca consigo ir com a abordagem fofinha. Apenas não sei comofaz. Exemplo: semana passada eu ia sair com um amigo quando ele me avisou que o irmão dele ia junto. Fiquei meio tensa pensando que teria que manter uma boa imagem na frente do irmão (porque, se eu fosse só com meu amigo, já ia chegar cumprimentando com um “E aí, gordinho, beleza?”). Óbvio que não rolou. Já cheguei zoando e até me policiei, mas soltei várias besteiras durante o dia. Numa escala de 0 a 10, em que 0 é Sandy e 10 é Dani Calabresa, não sei dizer quão babaca/zé graça o irmão mais velho me achou no final.

E um problema escroto de ser mulher e não ser fofinha é que, querendo ou não, você acaba pensando na opinião dos homens. Me chamem de machista, mas desculpa, eu ainda quero procriar a minha raça nesse planeta e admito que já me peguei matutando essa questão. Não que eu entenda muito do assunto, mas às vezes parece que homens sempre preferem ou levam mais a sério as garotas fofinhas, bonitinhas, melosinhas, em detrimento das gente boa e parceiras. Já tirei a prova disso muitas vezes. Se eu tô na balada fazendo dancinhas toscas com as minhas amigas toscas, não chega ninguém. Mas se eu tô na minha e chega alguém, eu involuntariamente faço cara de sem graça, eles involuntariamente entendem como hihihi-sou-menininha-não-vou-dar-pra-vc e ficam loucos. Uma amiga minha disse que homem fofinho é pior que passatempo estragada, e eu concordo. Por mim, homens fofinhos poderiam encontrar suas mulheres fofinhas, darem as mãos e saírem andando. Mas cara, por que mesmo os homens que não são fofinhos procuram mulheres que são versões adultas (e sem o arco-íris na barriga) dos ursinhos carinhosos? Sério, pq deus?

Enfim, eu já desviei o assunto mais do que eu planejava, o texto já não faz mais sentido nenhum, você pode até comentar um “look at all the fucks that I give” que eu vou entender. Só escrevi isso mesmo porque, sei lá, a gente vê posts todos os dias exaltando meninas por serem lindas e fofinhas, mas não vê com a mesma frequência posts que as exaltam por viverem a vida do jeito que querem e tudo bem.

Eu não sei achar legal postar foto no valentine’s day com uma bela mensagem em inglês, mas eu sei rir de mim mesma. Eu provavelmente não vou comprar uma caixa de brigadeiros pra dar pra sua mãe só pra mostrar o quanto eu gosto dela, mas eu vou estar do seu lado e te animar quando você estiver triste, vai ver até faço uma piadinha. Esse é o meu jeito não fofinha de ser (e o de muitas meninas incríveis também, quero acreditar). E eu acho mó daora ser assim. Se a sociedade, os homens ou qualquer um aí não aceita/não curte, o que eu posso fazer. Só posso oferecer um tchau e bença ou um sonoro dane-se. Nunca disse que era fofinha mesmo.

Uma moça fofinha jamais faria isso. Te amo, Taylor Swift.

Anúncios

3 opiniões sobre “Desculpa, eu não sou fofinha

  1. Pingback: Da série “coisas que não entendo”: falsidade | Tutorial de Vida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s