Eu odeio fazer aniversário

Mentira, vai, nem odeio. Mas também não me sinto confortável nessa situação.

Eu conheço gente que simplesmente ama fazer aniversário. Diz que é o dia mais feliz do ano, que consegue se sentir querida, amada, ganhar presentes, se divertir, etc. Essa pessoa não sou eu por dois fatores: o que eu não pedi e o que eu não consigo evitar.

O que eu não pedi é a data. Sério, não desejo pra ninguém um aniversário perto do natal/reveillon (sou sagitariana do dia 21/12). Aliás, eu já tenho em mente que, quando quiser ter um filho, vou calcular muito bem pra ele ser concebido de forma que a criança venha ao mundo em um mês neutro, sem muita data comemorativa e sem ser férias. Só consigo imaginar como deve ser linda a vida das pessoas que nasceram num dia tranquilo de maio, num dia normal de agosto. Deve ser incrível.

O que eu não consigo evitar é esse meu jeitinho ansioso e babaca de ser. Enquanto a maioria das pessoas entende que aniversário é um dia em que seus entes queridos vão querer te parabenizar, te fazer sentir feliz por completar mais um ano de vida, eu só sinto pressão. Pressão porque tô ficando mais velha e tenho que fazer algo válido com a minha vida, pressão pra ser educada e responder com sorriso falso todos os parabéns de família que sempre vêm acompanhados com coisas do tipo “ai, que saudade dos meus 20 anos” ou “já tá na idade boa pra casar” (ouvi isso ano passado quando fiz 21. Sério). E principalmente a pressão por ter que curtir esse dia adoidado. Nunca curto. Desculpa, Ferris Bueller.

O pior é que, nem quando eu tento, não consigo aproveitar loucamente estilo Se Beber Não Case. Ano passado, por exemplo, tava querendo fazer do meu aniversário um marco (de vez em quando eu ainda tenho esses ímpetos de querer mudar minha vida. Não costuma durar muito). Aí fui num barzinho e virei tequila, cachaça, beberiquei saquê e appletini. Fiquei absolutamente nada bêbada. Sabe, eu me esforcei, e nada. Vida injusta.

Aí você pode vir e falar, “ah Fernanda, esse mimimi todo é porque você não sabe dar uma festa boa”. Verdade, não sei mesmo. Odeio ter que organizar festa, sinto de novo a questão da pressão pra que saia tudo perfeito e pra que as pessoas se divirtam. Mas já fizeram festas pra mim e mesmo assim eu não curti tanto. Nos meus 15 anos, ganhei uma festa surpresa (em casa mesmo, não aquelas de debutante com mil firulas. Eu tinha preguiça disso – ainda tenho). Mas, louca com ascendente em capricórnio, control freak que sou, me estressei o dia todo porque ninguém me falava nada e era meu aniversário e eu não deveria ficar puta no meu aniversário. Hahahah, escrevendo assim é que eu percebo o quanto eu sou idiota.

Mas né, eu sou brasileira e não desisto nunca. Esse ano vou comemorar meu aniversário e o do meu melhor amigo, que faz dois dias antes de mim, tudo junto. Vai ter balada, vai ter restaurante, vai ter bar, vai ter bolo. Não sei se vai ter convidado, porque pelo menos 70% de todo mundo que eu sempre chamo nunca vai porque tá viajando no dia (tenho muita inveja de quem sempre viaja no fim do ano, sério. Nunca tive isso). Eu realmente só espero que não aconteça nada que me deixe irritada, nada que saia dos planos, e que eu me divirta como me diverti em tantas baladas, restaurantes e bares que fui nesse ano. Acho que eu, entre todas as pessoas do mundo, devo ser a única que deseja que seu aniversário seja, de verdade, só um dia comum.

8 opiniões sobre “Eu odeio fazer aniversário

  1. Você não é a única que quer que seu aniversário seja só mais um dia comum. Hoje é o meu, e simplesmente quero que o dia passe o mais rápido possível, haha, parabéns, ótimo texto!

  2. Hoje é o meu. E como estou comemorando? Ouvindo música clássica bem baixinha… Odeio fazer aniversario. Sou como vc, não gosto de organizar e gostaria de não receber ligações

  3. Eu me sinto como você, e também me acho idiota por isso, mas odeio o dia do meu aniversário…. E faltam dois dias, se eu pudésse fazer com que fosse um dia comum ou se pudésse ir para algum lugar e ficar sozinha nesse dia, acredito que eu curtiria mais!
    É uma pressão com certeza. Hoje guardo pra mim, não comento com as pessoas isso, porque elas acham que é autopiedade, não é poxa, apenas não gosto! Gosto de presentear, de fazer os outros felizes…

  4. Caramba, fique feliz pois o meu consegue ser muito pior. Ontem foi meu aniversario. O que geralmente me sobra? ser esquecida pelo aniversario e ser lembra pelos dotes de organização e de boa cozinheira que tenho. Enfim tentar ser agradavel quando sobra pra voce supermercado e cozinha. Ninguem merece. Ainda se alguem de fato se importasse. Tudo que eu queria era poder ficar quieta tranquila em minha casa e dormir bastante ao menos neste dia. Mas se eu faço estou ofedendo a minha mae e sendo desagradavel com todos. EU ODEIO MEU ANIVERSARIO.

    • Achei que só eu me sentia assim. Hj eh meu aniversário e cá estou eu sozinha no meu quarto assistindo e mechendo no celular. Há muito tempo detesto fazer aniversário acho tudo tão superficial inclusive as pessoas que me desejam felicidades por está completando 1 ano menos de vida. Por mim extinguiria da minha vida esse dia, fico totalmente depre, vontade de sair por ai sem rumo sozinha ate que o detestável dia 28/12 termine.

  5. Caramba!! To muito feliz em saber que não sou o único. Hahahaha. Faço aniversário dia 22 de dezembro. Não ligo por ser perto do Natal. Ligo por ser um dia que não posso fazer nada do que eu gosto pois tenho que ser simpático e sorrir para todo mundo como agradecendo aos parabéns e ouvindo os mesmos tipos de comentários. Enfim, vamos ver se esse ano eu consigo dar a minha tão sonhada fugida de aniversário, rsrsrs.

Deixe um comentário

